Shozenji, um templo seguro para os LGBTQ+ administrado por uma monja transgênero.

O Templo Shozenji recebe abertamente a comunidade LGBTQ+ e foi fundado por Soshuku Shibatani, a primeira monja transgênero no Japão. Construído com base na crença de que a distinção de gênero não existia antes de Buda e que todos deveriam ser capazes de viver como si mesmos, este espaço seguro é amigável para todos.

O lema “viver como você mesmo” pode parecer simples, mas não é fácil para todos – especialmente para aqueles que se identificam como LBGTQ. O Templo Shozenji na cidade de Moriguchi, Osaka, é o primeiro templo do Japão construído como um refúgio para a comunidade LGBTQ .

Soshuku Shibatani , a monja-chefe do templo, passou por uma cirurgia de mudança de gênero e foi capaz de refletir essa mudança em sua família e nos registros budistas. Como membro da comunidade LGBTQ, ela orienta aqueles que sofrem através dos ensinamentos espirituais do budismo.

O que significa LGBTQ+?

LGBTQ+ é uma abreviatura de lésbica, gay, bissexual, transgênero, queer e / ou questionamento da orientação e identidade sexual de alguém. Foi cunhado na década de 1990 e é um termo genérico para minorias sexuais.

Soshuku Shibatani , uma monja budista abertamente transgênero de 65 anos, era biologicamente masculina no nascimento. Ela começou a se identificar como mulher no ensino fundamental, mas nunca ousou expressar sua identidade de gênero na época. Como estudante universitária, ela conheceu pessoas semelhantes a ela e viveu brevemente à vontade entre colegas com ideias semelhantes. No entanto, ao entrar no mercado de trabalho, ela teve que esconder seu verdadeiro eu mais uma vez.

Então, tudo mudou quando ela começou a aprender sobre o budismo. De acordo com a Sra. Shibatani,

” Buda viu além das diferenças de gênero .” 

Não há necessidade de esconder seu verdadeiro eu. A Sra. Shibatani gradualmente se interessou pelos ensinamentos budistas e se matriculou em cursos comunitários na Escola de Pós-Graduação da Universidade Koyasan. Mais tarde, ela se demitiu de sua empresa, ingressou no sacerdócio e passou a estudar o budismo esotérico.

A Sra. Shibatani passou por uma cirurgia de redesignação de gênero em 2010. Ela conseguiu se reconectar com sua relação mente-corpo ao se tornar a primeira monja budista transgênero do Japão. Em 2013, ela se formou na Universidade Koyasan e obteve seu doutorado. Então, em 2017, ela começou os preparativos para construir o Templo Shozenji.

Um refúgio para aqueles que sofrem de dores semelhantes.

Como a primeira monja transgênero da comunidade budista do Japão, as pessoas constantemente se aproximam da Sra. Shibatani. Alguns vêm para acalmar a mente e buscar respostas. Outros visitam com o desejo de encontrar uma saída para sua dor emocional devido às lutas com a identidade de gênero.

Um dia, a Sra. Shibatani decidiu criar um refúgio para essas pessoas que carregam sentimentos semelhantes para serem capazes de se comunicarem e obterem a salvação.

O Templo Shozenji é um espaço para todos.

O Templo Shozenji é tão pequeno que a maioria das pessoas passa por ele sem perceber. Se não fosse pela conspícua estátua de pedra do Buda em frente aos portões, o templo seria confundido com uma residência particular.

Oficialmente chamado de Templo Daitokuzan Johoji, este espaço sagrado foi sucedido pela Sra. Shibatani de seu antecessor. Mais tarde, ganhou o apelido de Shozenji . O nome Shozenji vem de uma doutrina chamada “seizensetsu:” a crença de que os humanos são inerentemente bons e podem atingir a iluminação.

Shozenji é conhecido por ser o primeiro templo no Japão a receber abertamente a comunidade LGBTQ+ e por fornecer um espaço seguro. Além dessa mensagem amigável, no entanto, não é diferente de um templo comum. As práticas religiosas realizadas em outros templos também são realizadas aqui. Além disso, este local de culto oferece apoio às minorias sexuais, como a administração de casamentos budistas para casais do mesmo sexo e consultas para aqueles que lutam contra sua identidade de gênero.

A Sra. Shibatani declarou: “Shozenji não é exclusivamente para a comunidade LGBTQ, mas sim um templo para todos .” Não há diferenças entre aqueles que se identificam como LGBTQ e aqueles que não o fazem. LGBTQ é simplesmente um termo que define diferentes identidades de gênero e orientações sexuais.Gênero não existe antes de Buda.

Soshuku Shibatani já era monge quando fez a transição para mulher. Enquanto frequentava a Universidade Koyasan, ela decidiu ir para a escola vestida com roupas de mulher um dia. Claro, ela foi recebida com olhares curiosos de seus colegas.

“A comunidade monástica enfatiza a importância da tradição; há uma grande diferença entre homens e mulheres.”

Essa distinção de gênero, no entanto, não existe nas escrituras budistas. Com a mudança dos tempos, a sociedade dominada pelos homens que conhecemos hoje foi criada. “O gênero não existia antes de Buda”, de acordo com a Sra. Shibatani.

Ela acrescentou: 

“O Bodhisattva Kannon não tem identidade de gênero.” 

Uma estátua de Kannon, a divindade budista da misericórdia, está consagrada no templo. É a pertença pessoal da Sra. Shibatani e tem sido mantida ao seu lado desde sua imersão no budismo.

Embora o sexismo ainda exista em nosso mundo, todos são iguais aos olhos do Bodhisattva Kannon. “É por isso que eu amo o Bodhisattva Kannon”, comentou Shibatani com um sorriso.

Promover uma compreensão das minorias sexuais está aumentando constantemente no Japão moderno. O ativismo LGBTQ+ atual, no entanto, se concentra principalmente nas relações entre pessoas do mesmo sexo. No momento, não podemos dizer com segurança que a empatia e a compreensão estão melhorando para as comunidades trans e bissexuais.

Embora o progresso seja lento, talvez chegue um momento em que as minorias sexuais possam ser elas mesmas livremente, sem discriminação. “Posso já ter ido embora quando chegar a hora”, brincou Shibatani despreocupada, talvez com a empolgação de imaginar um futuro irrestrito para pessoas como ela.

Soshuku Shibatani é ex-aluna da Universidade Waseda e ex-jornalista do Yomiuri Shimbun, e tem vários compromissos além de ser a monja-chefe do Templo Shozenji. Essas atividades incluem ser guia ao longo da Peregrinação de Shikoku, professora universitária e autora. Ela se sente confortável incorporando seu verdadeiro eu enquanto faz o que ama.

A esperança da Sra. Shibatani é que este pequeno templo seja um paraíso para que todos os visitantes sejam assumidamente eles mesmos.

(Tradução livre pela Rainbow Sangha)

Fonte: https://matcha-jp.com/en/9828?fbclid=IwAR0uORq1QVsujyFpdoHtSNpjM_-I_OJ5H4_hxl1rIzHlt5GFoWPRNZLol-8

Leave a comment